A utopia da KIXIKILA- um jogo sem vencedores?

A utopia da KIXIKILA- um jogo sem vencedores?

Entre receber o dinheiro hoje (opção A) ou a mesma quantia no futuro (opção B), a opção A tende a ser a mais adequada muito devido as incertezas futuras e a perda de valor no tempo que o dinheiro está sujeito. Esta última representa um dos principais conceitos financeiro, conhecido como Time value of Money (na tradução portuguesa “valor do dinheiro no tempo”).

O conceito de “time value of Money” defende que 1 kwanza hoje vale mais do que 1 kwanza amanhã, isto dado a oportunidade de investi-lo a uma taxa de juro hoje. Fabozzi (2016) no seu livro “Bond Markets, analysis, and strategies” argumenta que a noção de que o dinheiro tem valor no tempo é senão um dos mais básicos conceitos em análise financeira.

Entendendo a práctica da Kixikila e perda de valor do dinheiro no tempo

Em geral a práctica da Kixikila, estabelece-se entre pessoas com as quais se tem cultivado algum vínculo de proximidade tais como familiares, amigos, colegas, etc. cuja interação acontece na base da confiança e compromisso de periodicamente (ex. mensalmente) pagar a mesma soma a um dos membros. A mesma dinâmica mantém-se até que todos participantes tenham a sua porção satisfeita em igualdade, concluindo assim o processo. A título de exemplo temos 3 participantes numa Kixikila de 3 meses contribuem 100 mil Kwanzas mensalmente para cada participante, o que implica uma contribuição total de 300 mil kwanzas por participação, sendo o mesmo montante angariado por cada membro em meses diferentes.

 

 

Participantes
Contribuição Mensal
Valor a Receber
Data de Remissão
Jogador 1
KZ 100.000
KZ 300.000
Final do Mês 1
Jogador 2
KZ 100.000
KZ 300.000
Final do Mês 2
Jogador 3
KZ 100.000
KZ 300.000
Final do Mês 3

Esta porção igualitária angariada pelos   participantes, representa um custo de oportunidade, uma vez que nenhum juro é gerando sobre este montante durante a vigência da kixikila. Comprovando assim, o princípio de que o dinheiro tem valor temporal cuja realização só se obtém se investido a uma taxa de juro no mercado financeiro.

O time value of money pode ser entendido através da seguinte fórmula:

Onde,

                                                      

n = número dos períodos

VF = Valor Futuro em n períodos contando de agora (em KZ)

VP = Capital inicial ou Valor Presente (em KZ)

i = Taxa de Juro por período (na forma decimal)

 

A expressão  representa o valor futuro de 1 Kwanza investido hoje por n períodos a uma taxa de juro composto i.

Por exemplo, supõe que os 100 mil kwanzas do jogador 3, na ilustração anterior seja investido num depósito à prazo na Banca comercial a uma taxa anual nominal bruta de 4,50% durante 30 dias.

 

Mês 1 capital inicial Kz 100.000

                           

Mês 2 assumindo um incremento de Kz 100.000

                   

Mês 3 assumindo um incremento de Kz 100.000

                         

Total angariado com capitalização dos juros = Kz 302.224,66

A não aderência ao jogo da Kixikila ilustra a preferência da racionalidade do jogador 3, o qual provido de escolha entre 100 mil kwanzas hoje e 100 mil kwanzas daqui a três meses optará sempre na primeira opção, sendo que, o dinheiro hoje tem maior valor e utilidade do que no futuro conforme ilustrado acima. Conforme previamente abordado, o valor futuro está vulnerável aos riscos de desvalorização, inflação, bem como as incertezas que podem afectar o seu pagamento e ao custo de oportunidade a este associado.

Porque optamos pela Kixikila?

Enquanto buscávamos entender mais sobre os aspectos apelativos ao KIXIKILA na lente financeira, uma amostra de 10 jogadores activos da Kixikila foram entrevistados para o propósito deste artigo, alguns dos quais, sublinharam que o principal motivo que os remete a KIXIKILA é a possibilidade de hipotecar o seu dinheiro mensalmente para depois colecta-lo no final do jogo. Outros por seu turno, indicam o desconforto e baixa confiança nas instituições financeiras bancária, preferindo assim acumular capital nas pessoas com vínculo de proximidade. Houve ainda um terceiro grupo que afirmou não possuírem contas nos bancos, e por este motivo desconhecem as alternativas soluções bancárias como por exemplo depósito à prazo que não permite resgate.

A nossa amostra indica ser frequente observarem incumprimento entre os participantes por motivos considerados por este de força maior, tais como atraso no recebimento de salários, infortúnio familiares, etc.

Uma vez, que a seleção dos participantes se baseia solenemente na confiança mútua estabelecida entre os membros, é comum a demonstração de empatia nas eventualidade de incumprimentos pelos motivos de força maior, expondo assim os restantes membros ao atraso na angariação da sua partição, nos casos mais extremo a perda parcial ou total do capital pendente.

Práctica extensiva no Continente

Esta práctica é extensiva ao continente Africano e outras latitudes mundiais subdesenvolvidas. A práctica segue com alcunhas diferente, por exemplo na vizinha República do Congo a mesma é chamado de “tontine” termo francês ou “likelemba” em lingala; em Egipto o termo que descreve esta practica é gam3eyya.

Na africa do sul é tratado por “umgalelo” no dialeto iXhosa, também conhecido por stokvel, está práctica é tão massiva e avançada no mercado informal que até existe uma associação Nasasa|National Stokvel Association of South AfricaNasasa. Foi também criado o “stokfella” um aplicativo que ajuda os participantes gerirem as suas contribuições digitalmente. Dada a massificação da práctica os bancos e fundos de pensões estão a tentar penetrar o segmento informal.

Conclusão

Na nossa observação, concluímos que a KIXIKILA, é senão uma práctica costumeira cujo objectivos não respeita os fundamentos da racionalidade financeira do bom investidor.

Enquanto não desencorajamos sumariamente a práctica da Kixikila, consideramos ser de capital importância o desenvolvimento de mais estudos de pesquisa para se entender o real valor trocado por período neste jogo, isto poderá ser feito com assistência de aplicativos digital como no exemplo sul africano.

Os bancos comerciais podem também posicionarem-se de forma estratégica criando produtos bancários atractivos para estes valores angariados periodicamente. Iniciativa do género, contribuiria para o aumento da bancarização e maior inclusão financeira.

Por fim, avançamos que os próximos artigos dever-se-á focar na análise referente ao custo de oportunidade em volta do Jogador 1, pelo que é de nosso entendimento que para o mesmo a kixikila é o equivalente a obtenção de crédito com taxa de juro bruta anual de 0%.

3 thoughts on “A utopia da KIXIKILA- um jogo sem vencedores?”

  1. Despertador esse artigo!
    A Ignorância e a pouca confiança nos BC, na maioria das vezes, são os motivos que levam as pessoas a optarem pela Kixikila. Angolanos ainda não perceberam ao todo a finalidade de um banco comercial da vida das famílias, e os Bancos parecem sossegados diante disto… os Bancos precisam ir às famílias!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *